E-sustentável uma empresa de Recicláveis Diferenciada

7 de novembro de 2019

Evaldo, junto a Kombi Seletiva


E-sustentável participou de vários eventos de mobilização e conscientização ambiental, em 2019, mas uma atividade em especial foi destaque, ocorrido no dia 23 de outubro na cidade de Ouro Preto – MG. “Ouro Preto promove o dia da eletrônica sustentável”. Em comemoração à semana nacional de ciência e tecnologia, cujo tema: Bioeconomia Diversidade e Riqueza para o desenvolvimento Sustentável. A E-sutentável, levou informações em duas palestras. Na primeira intitulada:  “Quem são os catadores de recicláveis e qual o serviço que eles realizam em suas atividades diárias. Uma visão empreendedora e de empoderamento para o setor. ”  E em uma segunda palestra, abordou o tema “Eletrônicos recicláveis – Quais as práticas recomendadas para entrega, coleta e destinação”. A iniciativa foi interinstitucional, entre  FAE UEMG (faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais), IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Preto) e UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e teve apoio da, SEMAD (Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais); FEAM- MG (Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais), do instituto Lixo Zero (https://ilzb.org/) e de Cooperativas de Catadores de Ouro Preto e região.

A Kombi Seletiva é a marca registrada do trabalho da E-sustentável em Lavras, é um modelo de empresa de reciclagem, que planeja metas estratégicas de realização de um trabalho de benefício ambiental, sem esquecer a responsabilidade social, com ela, conseguiu firmar parcerias com empresas locais e de outros estados, para a realização do trabalho de coleta de resíduos recicláveis. A Kombi está plotada com mensagens sobre sustentabilidade e as logomarcas de empresas parceiras, o trabalho da Kombi seletiva tem parceria inclusive com um grupo de alunos da Universidade Federal de Lavras, que fornece apoio para a produção de material de divulgação do trabalho da E-Sustentável, em palestras e eventos ligados a reciclagem de materiais. O apoio do grupo, possibilitou a realização do Projeto Rotas, cujo objetivo é a gestão de resíduos em eventos artísticos e culturais na cidade, atendendo também algumas repúblicas estudantis.

A E-sustentável está empenhada na busca por empresas que tenham interesse em somar nessa missão da sustentabilidade, com ações ambiental e social, na destinação correta de resíduos, contribuindo com o meio ambiente e da mesma forma, com o trabalho para as pessoas da comunidade. É verdadeira e real, atualmente, a visão de que os catadores têm atuado como agentes ambientais. Desta forma, Evaldo destaca “que precisa difundir a ideia de que seu trabalho e dos catadores individuais precisa ser visto com outros olhos. É necessário que a categoria seja valorizada, de forma justa e igualitária.”

 

Para conhecer mais sobre o trabalho do Evaldo catador, acesse a página da E-Sustentável no Facebook, no endereço:

https://www.facebook.com/esustentabilidade/

https://www.instagram.com/esustentavel_evaldo_catador_ht/