Usinas de Furnas poderá gerar energia hidrelétrica e solar em 2020

3 de janeiro de 2020

A partir da instalação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica no entorno e no reservatório da Usina Hidrelétrica de Itumbiara, no Rio Paranaíba pela ações de companhia Furnas Centrais Elétricas vai estudar como este tipo de unidade pode ampliar o tipo de energia produzida. “É uma usina para estudos”, salientou o gestor técnico da Gerência de Pesquisa, Serviços e Inovação Tecnológica de Furnas, Jacinto Maia Pimentel. Itumbiara é a maior usina do Sistema Furnas e está entre os municípios de Itumbiara, em Goiás, e Araporã, em Minas Gerais.

 

O projeto de pesquisa e desenvolvimento de Furnas vai trabalhar também com o armazenamento de energias sazonais e intermitentes em sistemas de hidrogênio e eletroquímico. “Vamos armazenar energia gerada através da fonte solar, porque ela só pode ser gerada durante o dia. Para buscar ter um período maior de fornecimento de energia de origem solar, a gente armazena”, disse o gestor Jacinto.

 

O projeto já foi iniciado e deve ser concluído num período de 32 meses. “Estamos com 16 meses, no meio do projeto em termos de prazo”, revelou o gestor técnico. O projeto prevê investimentos com cerca de R$ 44,6 milhões da carteira de Furnas como é o resultado de parceria com a empresa Base-Energia Sustentável, associada à Universidade Estadual Paulista (UNESP), à Universidade de Campinas (UNICAMP), ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás (SENAI-GO), à Universidade de Bradenburgo (Alemanha) e à PV Solar.

 

De acordo com exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o monitoramento deve ser executado no prazo de um ano. Nas palavras do gestor Jacinto disse que até o meio deste ano, algumas usinas de Furnas já terão concluído o monitoramento. Isto permitirá à empresa entrar, futuramente, nos leilões para ofertar a energia solar. Furnas deverá priorizar ainda as usinas que demonstrar maior rentabilidade.

 

Fonte – Agência Brasil / Imagem – Usina de Furnas (Divulgação).