LavrasNotíciasRoubo

MAIS PROTEÇÃO PARA IDOSOS EM LAVRAS

Lei de autoria do vereador Coronel Claret que proíbe a concessão de empréstimo consignado a idosos, sem a solicitação expressa da pessoa idosa por meio de ligação telefônica ou contato pessoal.

Na noite da última segunda-feira, dia 11 de setembro, a Câmara Municipal de Lavras deu um salto gigantesco na proteção de pessoas idosas e vulneráveis, vítimas do assédio inescrupuloso de instituições financeiras.

Foi aprovado projeto de lei de autoria do vereador Coronel Claret que proíbe a concessão de empréstimo consignado a idosos, sem a solicitação expressa da pessoa idosa por meio de ligação telefônica ou contato pessoal.

O projeto prevê ainda a obrigatoriedade de inúmeras obrigações das instituições financeiras, quanto a informar ao idoso taxas de juros, encargos, valor total do empréstimo, formas de amortização, prazo de duração e quantidade de parcelas e outras informações de suma importância na tomada de decisão pelo empréstimo.

A lei proíbe a ligação, a mensagem, a imagem, o áudio, o vídeo ou outro tipo de comunicação por telefone ou outro meio eletrônico ou digital, bem como qualquer atividade, que pretenda assediar, induzir a erro, influenciar ou convencer pessoa idosa a celebrar o empréstimo, que só se concretiza pela assinatura formal do contrato, inibindo a autorização dada por telefone, e a gravação de voz reconhecida como meio de prova de ocorrência.

“Trata-se de uma grande vitória em prol de nossos idosos, frente a um mecanismo cruel de batimentos de metas, instituído por algumas instituições inescrupulosas, a seus servidores”, destaca o parlamentar.

O projeto de lei vai agora para sanção do Executivo municipal e sua publicação pode demorar até 15 dias para poder vigorar.

Câmara Municipal de Lavras/Divulgação

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios