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Após emprenho dos Deputados Reginaldo Lopes e Cristiano Silveira BR 265 foi incluída no plano de recuperação emergencial do governo federal

A Rodovia BR-265 será recapeada e será construída terceira faixa em trechos estratégicos

O governador Romeu Zema participou, no inicio de janeiro do ano passado, do encontro de governadores com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Lula, em sua campanha, disse que no primeiro mês de seu governo, se reuniria com todos os governadores de todos os estados brasileiros e que solicitaria a eles que apresentassem as principais demandas dos estados para discutir propostas com a União.
Na ocasião, Romeu Zema entregou um ofício à presidência elencando prioridades para o estado, como as questões de infraestrutura, essenciais para os mineiros. No ofício ele indicou apenas as rodovias BR-381, BR-040 e BR-262, deixando de fora BR-265.
Infelizmente Lavras não teve nas últimas eleições representantes na Câmara dos Deputados e nem na Assembleia Legislativa, nem mesmo o deputado que foi majoritário na cidade na última eleição, Níkollas Ferreira, que recebeu dos lavrenses mais de 5,5 mil votos, mas deixou de lado a promessa de legislar para todos, uma vez que ele mesmo disse que faria tudo para inviabilizar o novo governo.
Diante da omissão das últimas gestões no estado, em relação ao estado precário da rodovia BR-265, especialmente entre o trecho de Lavras a São João del-Rei, dois parlamentares mineiros, Reginaldo Lopes, deputado federal (PT) e Cristiano Silveira, deputado estadual (PT), por São João del-Rei, se empenharam para que a rodovia BR-265 fosse incluída nas obras emergenciais do governo federal.
O deputado Reginaldo Lopes entregou, no início do mês de fevereiro do ano passado, um ofício ao ministro Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes, solicitando que o trecho da BR-265 entre Lavras e São João del-Rei fosse incluído nas obras emergenciais de cem dias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No ano passado, em setembro, uma empresa dinamarquesa, a Dynastest, mapeou todo o trecho usando uma tecnologia de ponta, onde modernos equipamentos acoplados a um veículo tem a função de fazer uma leitura minuciosa de toda a extensão da rodovia e um software processa todos os dados coletados e faz um diagnóstico de todos os problemas da rodovia, inclusive trincas imperceptíveis que após absorver água de chuva, pode dar início a um buraco na pista de rolamento. O equipamento fotografa e analisa o piso asfáltico de cinco em cinco metros. Clique aqui e leia a matéria publicada na época.
Agora, finalmente uma resposta positiva: a rodovia BR-265 será recapeada e construída terceira faixa em pontos estratégicos. A empresa que vai recuperar a rodovia entre Lavras e São João del-Rei é a Vanguarda, de São Paulo.
Inicialmente está sendo realizada uma operação tapa-buracos emergencial, para dar condições de trafegabilidade no trecho. Toda a rodovia será recapeada, em alguns locais serão refeitas as bases, que já não comportam mais tráfego pesado.
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) vai acompanhar a obra e fiscalizar. Três usinas de asfalto serão construídas em Lavras, em Itutinga e São João del-Rei.
A notícia é importante para os moradores de Lavras e São João del-Rei, além das cidades que compreendem o trecho da rodovia entre estas duas cidades.

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