Blogs e ColunasNotíciasPassarinho Azul Semeador

(3Ed.) Vai recomeçar a temporada anual de queimadas, desmatamentos, destruição e agressões generalizadas ao meio ambiente

(Segunda parte, e final)

“Vai recomeçar a temporada anual de queimadas, desmatamentos, destruição e agressões generalizadas ao meio ambiente”
(3Ed./Segunda parte, e final)

Lembramos-lhes de que, a primeira parte, foi encerrada, com destaque para a minha afirmação:
“A ciência e a universidade existem para melhorarem a vida das pessoas e protegerem o meio ambiente”.

Continuando a matéria. 

Sobre o saber popular, apresento-lhes como argumento oportuno, a “Carta do Chefe Seattle”, dirigida ao presidente dos EUA, Franklin Pierce, quando este propôs comprar, em 1854, grande parte das terras de sua tribo, oferecendo, em contrapartida, a concessão de uma reserva indígena”.

Trata-se de um dos mais belos e importantes documentos pertencentes ao acervo cultural da humanidade.

 O Presidente, em Washington, informa que deseja comprar nossa terra”.

“_Mas como é possível comprar ou vender o céu, a terra? A idéia nos é estranha. Se não possuímos o frescor do ar e a vivacidade da água, como poderão comprá-los? 

_Cada parte desta terra é sagrada para meu povo: O arbusto brilhante do pinheiro, a porção de praia, a bruma na floresta escura, a campina, o inseto que zune. Todos são sagrados na memória e na experiência do meu povo!! 

_Conhecemos a seiva que circula nas árvores, como conhecemos o sangue que circula em nossas veias. Somos parte da terra, e ela é parte de nós!! 

_As flores perfumadas são nossas irmãs. O urso, o gamo, e a grande águia são nossos irmãos. O topo das montanhas, o húmus das campinas, o calor do corpo do pônei, e o homem, pertencem à mesma família!! 

_A água brilhante que se move nos rios e riachos não são apenas água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se lhes vendermos a nossa terra, deverão lembrar-se de que ela é sagrada!! 

_Cada reflexo espectral nas claras águas dos lagos fala de eventos e memórias na vida do meu povo. O murmúrio da água é a voz do pai do meu pai!! 

_Os rios são nossos irmãos. Saciam a nossa sede, conduzem nossas canoas e alimentam nossos filhos. Assim, é preciso dedicar aos rios, a mesma bondade que se dedicaria a um irmão!! 

_Se lhes vendermos nossa terra, lembrem-se de que o ar é precioso para nós; o ar partilha o seu espírito com toda a vida que ampara!! 

_O vento, que deu ao nosso avô o seu primeiro alento, também recebe seu último suspiro. O vento também dá às nossas crianças o espírito da vida!! 

_Assim, se lhes vendermos nossa terra, vocês deverão mantê-la à parte e sagrada, como um lugar onde o homem possa ir apreciar o vento, adocicado pelas flores da campina!! 

_Ensinarão, vocês, às suas crianças, o que ensinamos às nossas? Que a terra é nossa mãe? O que acontece à terra, acontece a todos os filhos da terra!! 

_O que sabemos é isto: a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas, assim como o sangue nos une a todos!! 

_O homem não teceu a rede da vida, é apenas um dos fios dela. O que quer que ele faça à rede, fará a si mesmo!!

_Uma coisa sabemos: nosso Deus é também o seu Deus. A terra é preciosa para Ele, e magoá-la é acumular contrariedades sobre o seu criador!! 

_O destino de vocês é um mistério para nós. O que acontecerá quando os búfalos forem todos sacrificados? 

_Os cavalos selvagens todos domados? O que acontecerá quando os cantos secretos da floresta forem ocupados por odores de muitos homens e a vista dos montes floridos for bloqueada pelos fios que falam? 

_Onde estarão as matas? Sumiram!!
_Onde estará a águia? Desapareceu! E o que será dizer adeus ao pônei arisco e à caça? Será o fim da vida e o início da sobrevivência? 

_Quando o último pele-vermelha desaparecer, junto com a sua vastidão selvagem, e a sua memória for apenas a sombra de uma nuvem se movendo sobre a planície …… estas praias e estas florestas ainda estarão aí? Alguma coisa do espírito do meu povo ainda restará? 

_Amamos esta terra como o recém-nascido ama as batidas do coração da mãe. Assim, se lhes vendermos nossa terra, amem-na como a temos amado. Cuidem dela, como temos cuidado!! 

_Gravem em suas mentes a memória da terra tal como estiver quando a receberem. Preservem a terra para todas as crianças e amem-na, como _Deus nos ama a todos. Assim como somos parte da terra, vocês, também, são parte dela!! 

_Esta terra é preciosa para nós, também é preciosa para vocês. Uma coisa sabemos: existe apenas um Deus. Nenhum homem, vermelho ou branco, poderá sobreviver à parte. Afinal, somos irmãos!!”.
(Assinado: Chefe Seattle, 1854).

Mas, e no Brasil, e para o Brasil??!!:
Atentem para o texto:

ONDE ESTÃO AS FLORES, AS CORES, OS ODORES, OS SABERES E OS SABORES DO CERRADO BRASILEIRO? O AGRO/HIDRONEGÓCIO COMEU!!”.

Este texto discute o vertiginoso processo de devastação do Cerrado brasileiro, procurando mostrar a questão do ponto de vista dos povos cerradeiros. O Cerrado é o berço das águas das principais bacias hidrográficas da América do Sul. Este bioma está sofrendo vertiginosa destruição. O processo de modernização da agricultura avança sobre as matas ciliares, as veredas e as nascentes, expulsando os camponeses e homogeneizando as paisagens com monoculturas,  comprometendo a sua biodiversidade característica. Outro grande risco, hoje, é a expansão do modelo energético, que ameaça seus rios com a construção de barragens para Aproveitamento Hidrelétrico  (AHE) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). O processo de destruição do Cerrado pelo agronegócio e pelo hidronegócio afeta toda a sociedade, e o campesinato é o segmento social comprometido mais diretamente, pois são homens de lida íntima e direta com a terra, com a qual se relacionam com respeito, afinal é a terra seu principal meio de vida e perder a terra é ser expropriado da cultura, das tradições, do modo de vida e da cidadania, pelo rompimento de teias de relações sociais centenárias”. Helena Angélica de Mesquita(https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/293).

 Atentem também  para os posts:
“ONDE ESTÃO AS FLORES-DE-SÃO-JOÃO??!! O HERBICIDA MATOU!!(Primeira parte de uma série de dois posts)
https://www.agazetadelavras.com.br/onde-estao-as-flores-de-sao-joao-o-herbicida-matou/

 Já dizia Paulo Freire:
“O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz o seu saber.” 

(Acessem as crônicas anteriores, clicando na franja “Blogs e Colunas“, acima do título da matéria atual. Em seguida, pode-se clicar na franja “Próxima página >“, no rodapé da página aberta, para continuar acessando-se mais crônicas anteriores).

Informo também , que, não tenho patrocínio ou patrocinadores. As propagandas comerciais veiculadas nas minhas matérias, não me remuneram direta ou indiretamente, e são inseridas unilateralmente pelo jornal.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios