Cada dia a mais, é um dia a menos!!! (Oitava parte e final)
(O episódio da mulher congolesa, agricultora familiar)
Cada dia a mais, é um dia a menos!!! (Oitava parte e final)
(O episódio da mulher congolesa, agricultora familiar)
Lembro-lhes de que encerramos o sétimo post, assim:
“Uma dica: a produção de biofertilizantes, biopesticidas e compostagem, têm custo praticamente zero!!! Podem ser obtidos em qualquer lugar do planeta.
Basicamente, basta uma porção de bosta de vaca (cabras, coelhos, cavalos, galinhas) misturado com mato verde e cinzas de fogão à lenha”.
Continuando e encerrando o episódio:
Automaticamente, também os biopesticidas passaram a fazer parte do manejo das culturas, pois eles entenderam perfeitamente que, bastava adicionar nos tanques de preparação dos biofertilizantes, plantas com ação reconhecidamente biodefensiva, e teriam, então, os biopesticidas.
O Prof. Mondjalis, pacientemente, testou várias composições de biofertilizantes e as sistematizou para manejo nas lavouras, de uma maneira bem prática, acessível ao agricultor familiar africano.
Isso foi possível, ao traduzir todos os seus trabalhos para os vernáculos africanos; swahili, lingala, kiswahili e kikongo, sendo que para o tishula, ficou no prelo. Acompanham as versões em português, francês e inglês.
(Todas as versões estão disponibilizadas** no RI/UFLA (Repositório Institucional da Biblioteca Central da UFLA).
O Prof. Mondjalis faleceu logo após visitar a UFLA, em agosto de 2023
Eterna Gratidão!!! Prof. Mondjalis, lídimo representante da Agroecologia e suas Tecnologias Socioambientais Sustentáveis, especialmente a Biofertilização.
**Por favor, acessem e conheçam:
“Projeto Vozes da África” lança informativos técnicos extensionistas em idiomas vernaculares africanos (swahili, lingala, kikongo e Kiswahili), acompanhados de versões em português, inglês e francês). Publicações estão disponibilizadas no Repositório Institucional da Biblioteca/UFLA”.
Para finalizar esta série de oito posts, recomendamos:
Saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso”. Ralph Waldo Emerson
(Acessem as crônicas anteriores, clicando na franja “Blogs e Colunas“, acima do título da matéria atual. Em seguida, pode-se clicar na franja “Próxima página >“, no rodapé da página aberta, para continuar acessando-se mais crônicas anteriores).
Informo também , que, não tenho patrocínio ou patrocinadores. As propagandas comerciais veiculadas nas minhas matérias, não me remuneram direta ou indiretamente, e são inseridas unilateralmente pelo jornal.