Blogs e ColunasNotíciasPassarinho Azul Semeador

Cada dia a mais, é um dia a menos!!! (Oitava parte e final)

(O episódio da mulher congolesa, agricultora familiar)

Cada dia a mais, é um dia a menos!!! (Oitava parte e final)
(O episódio da mulher congolesa, agricultora familiar)

Lembro-lhes de que encerramos o sétimo post, assim:
“Uma dica: a produção de biofertilizantes, biopesticidas e compostagem, têm custo praticamente zero!!! Podem ser obtidos em qualquer lugar do planeta.

Basicamente, basta uma porção de bosta de vaca (cabras, coelhos, cavalos, galinhas) misturado com mato verde e cinzas de fogão à lenha”. 

Continuando e encerrando o episódio:

Visitamos toda a comunidade, especialmente as áreas de produção de alimentos. Verificamos que todas as famílias tinham adotado a biofertilização e a compostagem, e estavam produzindo em quantidade com qualidade, gerando também excedentes para comercializarem nas feiras livres locais. 

Automaticamente, também os biopesticidas passaram a fazer parte do manejo das culturas, pois eles entenderam perfeitamente que, bastava adicionar nos tanques de preparação dos biofertilizantes, plantas com ação reconhecidamente biodefensiva, e teriam, então, os biopesticidas. 

Neste momento, aproveito para prestar comovida e sincera homenagem póstuma, ao Prof. Dr. Thomas Mondjalis Poto, pesquisador do INERA/ISTA da RDC, pelo magnífico trabalho de desenvolvimento dos Biofertlizantes na RDC. 

O Prof. Mondjalis, pacientemente, testou várias composições de biofertilizantes e as sistematizou para manejo nas lavouras, de uma maneira bem prática, acessível ao agricultor familiar africano. 

Isso foi possível, ao traduzir todos os seus trabalhos para os vernáculos africanos; swahili, lingala, kiswahili e kikongo, sendo que para o tishula, ficou no prelo. Acompanham as  versões em português, francês e inglês.

(Todas as versões estão disponibilizadas** no RI/UFLA (Repositório Institucional da Biblioteca Central da UFLA).

O Prof. Mondjalis faleceu logo após visitar a UFLA, em agosto de 2023

Eterna Gratidão!!! Prof. Mondjalis, lídimo representante da Agroecologia e suas Tecnologias Socioambientais Sustentáveis, especialmente a Biofertilização. 

**Por favor, acessem e conheçam:
“Projeto Vozes da África” lança informativos técnicos extensionistas em idiomas vernaculares africanos (swahili, lingala, kikongo e Kiswahili), acompanhados de versões em português, inglês e francês). Publicações estão disponibilizadas no Repositório Institucional da Biblioteca/UFLA”.

https://ufla.br/noticias/internacionalizacao/13927-vozes-da-africa-lanca-informativos-em-idiomas-africanos-publicacoes-estao-disponiveis-no-repositorio-ufla 

Para finalizar esta série de oito posts, recomendamos: 

“Rir muito e com frequência, ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim, ou uma redimida condição social.

Saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso”. Ralph Waldo Emerson

(Acessem as crônicas anteriores, clicando na franja “Blogs e Colunas“, acima do título da matéria atual. Em seguida, pode-se clicar na franja “Próxima página >“, no rodapé da página aberta, para continuar acessando-se mais crônicas anteriores).

Informo também , que, não tenho patrocínio ou patrocinadores. As propagandas comerciais veiculadas nas minhas matérias, não me remuneram direta ou indiretamente, e são inseridas unilateralmente pelo jornal.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios