Blogs e ColunasNotíciasPassarinho Azul Semeador

Centésima publicação

Romper com o passado, nascer de novo, ser nova criatura

Centésima publicação
(Romper com o passado, nascer de novo, ser nova criatura)

Prezad@s leitor@s, tenho a satisfação de comunicar-lhes que esta publicação é o meu centésimo post. Sim!!! estamos atingindo com esta matéria a centésima publicação em forma de posts, ininterruptamente.

E para comemorar esta marca expressiva, além de agradecer a direção do jornal “A Gazeta de Lavras“, pelo espaço voluntário a mim concedido, e, também, a tod@s @s leitor@s que têm acompanhado participativamente, esta proposta ousada e audaciosa de literatura popular revolucionária, socioambientalmente sustentável, disponibilizarei uma matéria comemorativa especial, denominada:

Romper com o passado, nascer de novo, ser nova criatura

Trata-se de um roteiro existencial que tracei, há muitos anos, quando concordei que:
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. F.C.Xavier.

Foi quando perguntei a mim mesmo: -Mas como assim??!! Afinal, isto significa nascer de novo, agora mesmo!!!
E respondi, sim!!! através do: Amor. Trabalho. Estudo. Oração. Prática de esportes. Cultivo das artes. Prosperidade.

Já antecipando-me aos argumentos da crença mitológica do pecado original, e também da crença oriental da reencarnação, sugiro revisão de matéria anterior:
“África, não os perdoe, porque eles sabem o que fazem…”
(Segunda parte)
https://www.agazetadelavras.com.br/ii-africa-nao-os-perdoe-porque-eles-sabem-o-que-fazem-segunda-parte/

Aconteceu, que, finalmente, tinha entendido, a declaração de Jesus:
Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo“.
João 3.3.

Ou seja, ser possível, agorinha mesmo, sem olhar para o passado, e muito menos para o futuro: Romper com o passado, nascer de novo, ser nova criatura”, amando, trabalhando, estudando, orando, praticando esportes, cultivando as artes e prosperando.

Amar:
Perto do meu ocaso, eu te bendigo, ó Vida,
porque nunca me destes esperança falida
nem trabalhos injustos, nem pena imerecida.

Porque vejo no fim de meu rude caminho
que fui eu o arquiteto de meu próprio destino;
que se os méis ou o fel eu extraí das cousas
foi que nelas pus mel ou biles amargosas:
quando plantei roseiras, não colhi senão rosas.

Às minhas louçanias vai suceder o inverno;
mas tu não me disseste que maio fosse eterno!
Julguei sem fim as longas noites de minhas penas;
mas não me prometeste noites boas apenas,
e, afinal, tive algumas santamente serenas…

Amei e fui amado, o sol beijou-me a face.
Vida, nada me deves! Vida, estamos em paz!
(Juan Crisóstomo Ruiz de Nervo – Amado Nervo). 

Trabalhar:
Eu sou um pacifista, trabalho pela paz e para um mundo melhor.

Trabalho contra os caretas do mundo, contra o torpor, a imprecação, contra a arapuca que nos foi armada e durante séculos vivemos conformados, presos nela comendo o alpiste que nos dão. E o pior é que os que prepararam a arapuca também caíram nela, comem do mesmo alpiste e não sabem disso.

Trabalho para sair da arapuca com todos os que estão querendo ser pássaros livres outra vez. Os que estão cegos ficarão soterrados dentro dela quando ela desabar.

Sou um pacifista, a mando de forças exteriores.

Pensando que estão por cima, os imbecis vivem dentro do mesmo esquema: a neurose, a preocupação criminosa e doentia de manter-nos todos dentro da armadilha. Mas é preciso sair dela de qualquer maneira, é a única salvação ou seremos eternos pássaros tristes, presos numa arapuca com alpiste racionado. Eu quero ver o mundo do cume alto de uma montanha!!!
(Raul Seixas). 

Estudar:
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.
(Rubem Alves). 

Orar:
Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte! O sol és tu e a lua és tu e o vento és tu! Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és tu também. Onde nada está tu habitas e onde tudo está – (o teu templo) – eis o teu corpo.

Dá-me alma para te servir e alma para te amar. Dá-me vista para te ver sempre no céu e na terra, ouvidos para te ouvir no vento e no mar, e mãos para trabalhar em teu nome.

Torna-me puro como a água e alto como o céu. Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos. Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos e servir-te como a um pai. […]

Minha vida seja digna da tua presença. Meu corpo seja digno da terra, tua cama. Minha alma possa aparecer diante de ti como um filho que volta ao lar.

Torna-me grande como o Sol, para que eu te possa adorar em mim; e torna-me puro como a lua, para que eu te possa rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu te possa ver sempre em mim e rezar-te e adorar-te.

Senhor, protege-me e ampara-me. Dá-me que eu me sinta teu. Senhor, livra-me de mim.
(Fernando Pessoa). 

Praticar esportes:
Praticar esporte pode transformar o mundo em um lugar melhor de se viver, mas, comece por você! Seu corpo pede bem estar, pede saúde, pede esporte!

Pratique esportes e seja uma versão melhor de você mesmo! Uma vida saudável é uma vida praticando esportes! Movimentar-se é essencial para uma vida saudável, pratique esportes e mantenha-se bem! 

Motive-se a viver uma vida melhor! Além de ser essencial para a manutenção da saúde e da boa forma, existem diversos motivos para você começar a praticar algum esporte 

O esporte te traz uma boa saúde, equilíbrio e boas amizades. Você ainda precisa de mais motivos para começar a praticá-lo? Entre as melhores escolhas que você pode fazer durante a vida, uma delas é praticar algum esporte!

Praticar algum esporte, seja qual for, é o maior ato de preocupação e amor que pode ter com o seu corpo. Movimente-se!!! Coloque o esporte como uma das prioridades da sua vida e veja a saúde colocar você em primeiro lugar também. Mexa-se!!!
(Coletâneas diversas). 

Cultivar as artes:
A arte existe porque a vida não basta.” – Ferreira Gullar.

Somos seres relacionáveis e as pessoas têm a necessidade de se expressarem e de saberem como o outro se sente, por isso, a arte se tornou uma grande ferramenta de comunicação, para expor sentimentos, pensamentos, anseios e preocupações.

Assim, somos rodeados de arte, aonde quer que vamos, o que olhamos, o que ouvimos, tudo é arte!! Portanto, a arte está disponível para todos que desejam experimentá-la e apreciá-la, e pode ser encontrada em qualquer lugar, inclusive no nosso interior.

Com a arte se constrói a cultura, porque elas estão completamente interligadas, por isso ela é dinâmica, viva, única.

Através da arte compreendemos os períodos históricos e, consequentemente, o comportamento humano, inclusive o nosso próprio comportamento individual.

Embora a compreensão da arte seja subjetiva, ou seja, cada pessoa vai entendê-la de uma forma diferente, em função da própria personalidade, história, educação e vivências distintas, pode-se portanto, sentir-se a arte de forma única, correlata com suas próprias experiências individuais ou coletivas.

A arte exprime sentimentos. Consegue-se tocar cada indivíduo de forma especial. A arte é terapêutica. É a forma ideal para lidar com as próprias emoções e pensamentos. Não existe nada mais prazeroso do que ser transportado para um mundo que nos compreende e nos aceita como realmente somos.
(Coletâneas diversas).

Prosperar:
Um grande desafio, é reavaliar os pensamentos e crenças a respeito de prosperidade. Porque, se não resolvermos a contento o que pensamos e no que acreditamos, nosso comportamento será levado para direções que não queremos ir.

Regina Navarro Lins fez uma oportuna constatação: “Numa cultura em que sofrimento é virtude, não é de se estranhar a falta de ousadia em se viver feliz de forma verdadeiramente prazerosa. A felicidade e a alegria são vistas como alienação, ao contrário da angústia existencial, que é respeitada”.

Anotei, não me lembro de onde, que: “São três os pilares que formam o triângulo da prosperidade: equilíbrio emocional e físico, equilíbrio e liberdade financeira e viver o seu propósito na vida. Assim como em um triângulo equilátero, cada um dos pilares possui o mesmo peso e precisa ser trabalhado igualmente para gerar os resultados esperados”.

Para Aristóteles, a prosperidade era sinônimo de viver bem e florescimento. Creio que, foi por isso que ele afirmou: “A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade”.

E Josué (1:8) aconselhou: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar“.
(Coletâneas diversas).

Portanto, nesta centésima publicação, creio e declaro ser possível:
Romper com o passado, nascer de novo, ser nova criatura”,
já, agora, imediatamente, agorinha mesmo.
Amando.
Trabalhando.
Estudando.
Orando.
Praticando esportes.
Cultivando as artes.
Prosperando.

(Todas as flores do meu próprio jardim, ou seja, eu as cultivei)

(Acessem as crônicas anteriores, clicando na franja “Blogs e Colunas“, acima do título da matéria atual. Em seguida, pode-se clicar na franja “Próxima página >“, no rodapé da página aberta, para continuar acessando-se mais crônicas anteriores).

Informo também , que, não tenho patrocínio ou patrocinadores. As propagandas comerciais veiculadas nas minhas matérias, não me remuneram direta ou indiretamente, e são inseridas unilateralmente pelo jornal.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios