

Após a definição pelo fim da Superliga B feminina, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) se reuniu, virtualmente, também com os clubes e representantes da categoria masculina e foi definido na tarde desta quarta-feira, dia 18 de março no qual ficou decidido pelo fim da edição 2020 do campeonato em virtude do risco gerado pelo coronavírus (COVID-19).
Os oito times votaram, com cinco votos a favor do fim do campeonato e três contra, e pelo bem de todos os envolvidos na competição, não haverá mais nenhuma partida entre os clubes brasileiros. Com isso, a classificação final respeitando até o momento.
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que conta com um comitê de crise composto por área técnica, médica e jurídica, entre outros, apresentou uma proposta pela conclusão do campeonato, já que a preocupação da entidade com a saúde está acima de qualquer outra questão. Após a decisão, então, a entidade recomendou que todos os clubes liberem seus atletas de treinamento e que os mesmos permaneçam em casa, seguindo as recomendações das autoridades da saúde.
Com a definição, a classificação final da temporada 2020 da Superliga B masculina ficou com Vôlei Guarulhos (São Paulo), Uberlândia (Minas Gerais), Anápolis Vôlei (Goiás), Brasília Vôlei (Distrito Federal), Juíz de Fora Vôlei (Minas Gerais), Apav Vôlei (Rio Grande do Sul), Lavras Vôlei (Minas Gerais), e São José Vôlei (São Paulo).
“Passamos por esta mesma situação mais cedo, com o fim da Superliga B feminina, e agora com a masculina. Estamos tristes pela situação, por ter que finalizar a competição desta forma, sem a oportunidade de ver a final depois de uma temporada tão equilibrada. Estamos privados de ver o que aconteceria no playoff, com uma disputa bonita e decidida na quadra, mas foi preciso ser decidido na mesa. É para o bem de todos”, declarou o superintendente de competições da CBV, Renato D´Avila.
O Lavras Vôlei ainda iria jogar a segunda partida diante do Guarulhos, no interior de São Paulo, no dia 20 de março, nesta sexta-feira. Mas diante de toda a situação envolvendo a questão do coronavírus no mundo, o time lavrense demonstrou força e valentia ao longo da competição, mesmo derrotado no primeiro jogo pelo Guarulhos por 3 sets 2, no ginásio da Universidade Federal de Lavras (UFLA), já com os problemas causados desta pandemia e com portões fechados.
Com a definição da entidade, o Lavras Vôlei terminou em sétimo lugar somando sete pontos, com apenas uma vitória e seis derrotas em sete partidas dentre os oito clubes de quatro estados e uma equipe do Distrito Federal. Guarulhos e Uberlândia são os dois times que garantem as duas vagas para divisão principal da Superliga A em 2021.