CUFA Central Unica das Favelas desenvolve atividades em Lavras
A organização que é reconhecida nacional e internacionalmente inicia parceria com projetos já existentes em Lavras, com foco no auxílio e na inclusão social
A Chegada do Projeto CUFA a Lavras.
A CUFA veio para somar e ampliar ainda mais estes projetos que já acontecem em Lavras, a intenção é atuar na cidade toda principalmente nas comunidades mais vulneráveis e carentes.
Com a atual situação vivida pela Covid 19, muitas famílias tem passado por muitas necessidades, e aqui em Lavras não é diferente, desta forma a CUFA Lavras começa a trabalhar suas ações voltadas a unir esforços entre pessoas físicas, empresas privadas e parceiros para arrecadar alimentos, kits de higiene, roupas em geral, produtos de limpeza, colchões, camas, cobertores e etc… que serão distribuídos nas comunidades carentes de Lavras.
Quem se interessar em ser parceiro ou fazer uma doação pode entrar em contato com a Coordenação do projeto em Lavras, desta forma a ajuda chegará mais rápido às famílias necessitadas.
Coordenador: Diego Carvalho (35) 98414-0419 zap
Instagran: @cufa_lavrasmg
Email: cufalavras.mg@gmail.com
Mais sobre a CUFA
A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada no Rio de Janeiro a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.
A CUFA promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais. Também promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. São as principais formas de expressão da CUFA e servem como ferramentas de integração e inclusão social.
Projeto Mães da Favela
Além disso, a CUFA destaca que a desigualdade social, o desemprego e a informalidade constituem os problemas sociais que tornam as favelas de todo o Brasil mais expostas a riscos. Por isso, as favelas necessitam de mais atenção no combate à doença, uma vez que se requer higiene pessoal e distanciamento social para sua prevenção. Na maioria das casas das favelas moram pelo menos cinco membros de uma família em um único cômodo, sem saneamento básico nem acesso à água potável.
Assim, a CUFA, em parceria com instituições e organizações sociais, lidera campanhas de conscientização in loco, por meio da promoção de ações em todos os estados, juntamente com as redes de comunicação e cooperação entre as favelas..
O Projeto Mães da Favela, criado pela CUFA, tem o objetivo de levar renda para o maior número possível de mães moradoras desses territórios.
O projeto consiste em auxiliar mães “solo” moradoras de favelas de 17 estados e do Distrito Federal que estão sendo fortemente atingidas pelos impactos da COVID-19, e faz parte do programa CUFA contra o Vírus.