Cuidado aos aposentados do INSS, criminosos estão aplicando o golpe da “prova de vida online”
O INSS emitiu nota para a imprensa chamando a tenção para o golpe e alerta: desligue imediatamente o telefone
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nota para a imprensa alertando os aposentados e pensionistas sobre um golpe que está sendo aplicado com o nome do INSS. O criminoso entra em contato com o aposentado ou pensionista para pedir uma prova de vida online e justifica ser em razão da pandemia que a prova tem de ser feita através da rede internet.
O criminoso fala todos os dados pessoais e envia uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado mande uma foto de um documento para finalizar o processo.
A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS voltará a ser obrigatória a partir de 1° de junho – até 31 de dezembro, dependendo da data prevista -quem não fizer terá o benefício bloqueado. A obrigatoriedade foi suspensa por várias vezes, desde 31 de maio do ano passado, com o intuito de evitar aglomerações durante a pandemia de covid-19.
Na nota expedida pelo INSS, o órgão alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. “O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida”, declara.
Ainda de acordo com o INSS, o instituto entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento para solicitar qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas. “O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41”, explica o órgão.