EmpreendedorismoLavrasNotícias

Cultura Empreendedora em Lavras é Tema de Encontro

ECOSSISTEMA VALE DOS IPÊS SE MOBILIZA PELA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS VOLTADOS A CULTURA EMPREENDEDORA EM LAVRAS

Aconteceu em Lavras, no último dia 27 de janeiro, o 3º Encontro de Atores de Fomento, com o tema “Programa Trilha Empreendedora”. O evento foi realizado das 18h30 às 21h, no formato presencial na sede do SENAC Lavras. O objetivo do encontro foi dar início a estruturação de um Programa da Trilha Empreendedora do Ecossistema Vale dos Ipês, com seus os atores (empresas, instituições, governo e sociedade em geral). Este programa conta com o apoio da Fundação Certi.

De acordo com os organizadores, este programa traria a conexão das ações e projetos de cada instituição, em uma ordem de tempo e de processo de desenvolvimento de um empreendedor, passando pelas etapas de: Sensibilização, Formação, Ideação, Modelagem de negócio/Solução, Mercado. Sendo assim, pode surgir uma agenda integrada do Ecossistema de Inovação de Lavras.

Participaram do evento representantes do ecossistema Vale dos Ipês, do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), da Agência Zetta-UFLA, da Faculdade Presbiteriana Gammon (Fagammon), do Senac Lavras, do Sebrae Lavras, Hubbi, InovaHub, Programação de Ativação de Ecossistemas ImpactHub/Sebrae, Inbatec/UFLA, Secretaria Municipal de Educação de Lavras e o Ambiente Inteligente Open Hub.

Publicidade

“Com essa agenda e suas ações conectadas, a sociedade (empreendedores, empresários, jovens, estudantes) poderão identificar em que ponto da trilha pode atuar, quais ações ou projetos podem ajudá-los de acordo com as suas necessidades”, destacam os organizadores.

A trilha empreendedora pode ser chamada de espinha dorsal do ecossistema de inovação.

Já foram realizados 2 encontros anteriores com os atores para alinhar o entendimento de todos com a trilha e identificar onde cada ator se encontra na trilha. Para dar base a estruturação e conexão das ações e projetos de cada ator, no terceiro encontro.

O programa está sendo desenvolvido de forma prática e experiencial, com a conexão dos atores e a integração das feitas. O próximo passo é identificar os pontos de conexões e lacunas dentro do processo da trilha, assim propor soluções e ideias para tornar fluido o processo.

“Ainda há bastante trabalho a fazer, mas de acordo com o Agente ELI, com a união de todos os atores (Empresas, Instituições, Governo, Sociedade), deixando o ‘ego-sistema’ de lado e trabalhando no ecossistema. Lavras, em pouco tempo, terá um impacto significativo na maturidade de seu Ecossistema de Inovação, o Vale dos Ipês”, destacam os organizadores.

Fonte
Sebastião Filho

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios