O Programa Avançado de Coleta Externa de Lavras (PACE Lavras), modalidade para coleta de sangue por meio de parceria entre a Fundação Hemoninas e o Governo Muncipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem um importante papel dentro do atendimento à saúde no município e como o responsável, desde 2009, por manter os estoques de sangue regulador para atender aos hospitais da cidade e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A coleta é realizada toda terça-feira, do horário entre 07 às 11 horas, por uma equipe da Hemominas. O município participa com a infra-estutura e material básico. Para ser doador, a pessoa precisa ter idade entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50Kg, estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas, apresentando documento de identificação com foto. Além disso, não pode estar gripado, em período gestacional, pós-gravidez, amamentando e ter ingerido bebida alcoólica, entre outros requisitos.
No ato da doação é realizado o cadastro da pessoa, que passa ainda por uma entrevista com o médico e se faz uma triagem para a verificação do nível de hemoglobina no sangue. São coletados 450 ml do material que segue para a cidade de São João del-Rei (MG), onde passa por análise clínica e liberado para o estoque regulador do Hemominas, que possui um sistema integrado de controle. As doações podem ser feitas de forma geral ou algum paciente específico, desde que esteja internado em hospitais conveniados dentro do estado de Minas Gerais.
Em Lavras, o estoque regulador é controlado pela equipe do PACE Lavras, que pode, eventualmente e caso seja necessário realizar chamamento daqueles doadores cadastrados no sistema, mantendo assim os níveis de sangue à disposição da rede de saúde da cidade. Vale lembrar que os homens podem doar sangue a cada três meses, enquanto as mulheres a cada quatro meses. Os interessados podem também fazer o cadastro como doador de medula óssea em integrar o sistema internacional Redome em ajudar pacientes que estão com leucemia.