EducaçãoLavrasNotícias

FOB e UFLA inauguram Canaril Experimental para pesquisas de manejo em aves para criação em ambiente doméstico

Pesquisas serão desenvolvidas nas áreas de nutrição, saúde, bem-estar e reprodução

A FOB e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) inauguraram o Canaril Experimental para pesquisas científicas que visam ao melhoramento do manejo para criação de aves em ambiente doméstico.

As solenidades aconteceram no último domingo, 24, no Departamento de Medicina Veterinária, no campus da Universidade.

Participaram do evento os coordenadores do projeto, Dr. Otávio Machado Barbosa, diretor Veterinário da FOB, e o professor associado do Departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA, Dr. Juliano Vogas Peixoto.

A inauguração contou também com a presença de Antônio Masserato, diretor de Patrimônio da FOB; Bruno Rodrigues, diretor de Canto da FOB; Eduardo Martins, assessor técnico de canários de cor da OBJO; representantes de clubes filiados à FOB (ASSOMI, COCA, AOL e ACON); estudantes de Medicina Veterinária, Dra Priscila Vieira e Rosa, Diretora da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária, e do deputado Estadual Fernando Pacheco (PV).

A inauguração também marcou a primeira aula sobre canaricultura da história da universidade. Com Dr. Otávio Machado sendo o responsável por ministrá-la.

“A inauguração foi marcada pela grande interação entre estudantes e os criadores de aves que ali estavam. Há um interesse muito grande de ambas as partes, de fazer com que esta parceria dê os resultados esperados para o universo ornitológico, certamente, haverá muito empenho em fazer com que isso dê certo”, afirmou o médico veterinário Dr. Otávio.

Ainda segundo o veterinário, a iniciativa tem despertado o interesse no estabelecimento de outras parcerias com universidades.

Presente no evento, Eduardo Martins, da OBJO, também falou sobre a parceria. “O criatório experimental da parceria FOB/UFLA é um passo muito importante para a ornitologia nacional. No segmento veterinário, a criação de aves está carente de profissionais capacitados para atendimento e orientação de criadores de aves e proprietários de pássaros PET. Como criador, estou muito feliz e empolgado com esse importante avanço em direção à ciência e tecnologia voltada à criação de aves”, acrescentou.

O presidente da FOB, Mário Henrique Simões, destacou a importância que os estudos terão para o universo ornitológico. “Com esta parceria, damos mais um passo para o desenvolvimento e disseminação da atividade de criação de aves, neste caso em especial de canários. A aproximação com a comunidade acadêmica proporcionará importantes avanços em técnicas de manejo aos criadores, além do aprimoramento e desenvolvimento de técnicas veterinárias que contribuirão para uma criação ainda mais responsável, visando sempre o bem-estar animal. “Agradecemos o interesse e disposição de todo corpo docente da UFLA e de sua reitoria neste grande projeto que se inicia”.

Estudos na ornitologia

O Canaril Experimental já conta com um plantel de 67 casais de canários de cor sem fator para que os estudantes de graduação e pós-graduação do departamento de Veterinária, possam desenvolver os estudos em nutrição, saúde, bem-estar e reprodução.

O Canaril está instalado em área dentro do campus universitário da UFLA, no Departamento de Veterinária.

Vale dizer que a FOB e a UFLA estudarão as aves sem alterar a rotina das espécies, mimetizando um criadouro comercial. “O Canaril Experimental não produzirá nenhum tipo de sofrimento a essas aves e as pesquisas serão apreciadas pela Comissão de Ética no Uso de Animais da UFLA. Esperamos que seja uma parceria muito duradoura e possamos desenvolver outras pesquisas em outras áreas”, definiu o professor Juliano.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios