A Fundação Hemominas publicou na sexta-feira, dia 4, que está com o estoque de sangue em nível de alerta para seis dos oito tipos sanguíneos e, devido a isso, a situação requer doações imediatas.
Os estoques de sangue B positivo e AB negativo estão em nível de alerta, quando há recomendação para que as pessoas agendem uma doação para a mesma semana.
A situação é ainda mais grave no estoque dos tipos O positivo e negativo; A negativo; e B negativo. Nesses casos, que são considerados críticos, a recomendação é que o agendamento da doação seja feita o quanto antes.
Para quem deseja doar, o agendamento em qualquer unidade da fundação pode ser feito pelo site do Hemominas ou pelo aplicativo para smartphones MG App Cidadão.
Em fevereiro estão agendadas coletas externas de sangue em 9 cidades, uma delas é Lavras, as coletas estão programadas para amanhã, terça-feira, dia 8, na quinta-feira, dia 10, depois dia 15, 17, 22 e 24 de fevereiro, terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30, no posto localizado na avenida Ernesto Mattioli, 8.851, no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Santa Efigênia.
De acordo com a Hemominas, todos os cuidados para garantir a segurança das pessoas que comparecem às unidades estão sendo tomados, como o uso de máscara, distanciamento, higienização adequada e higiene frequente das mãos.
Entre os requisitos básicos para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.