NotíciasSaúde

Mpox: o que é? O que se sabe até agora?

O vírus não é uma doença nova, sendo descoberta em um macaco no ano de 1958.

Everton Fernandes
Jornalista


O vírus não é uma doença nova, sendo descoberta em um macaco no ano de 1958. A origem do nome era varíola do macaco, que atualmente está em desuso.

A primeira infecção em um ser foi descoberta no ano de 1970, na África, em uma criança, no país República Democrática do Congo.
Os sintomas do vírus são semelhantes à varíola, com menor gravidade quando comparada.

Verdades e mentiras sobre o Mpox
A principal forma de infecção é transmitida através do contato com lesões na pele, secreções respiratórias, objetos pessoais compartilhados como roupas de cama, banho, etc.

Diferença de contaminação comparada a Covid-19
No caso da Covid-19 a transmissão é muito mais fácil e rápida. Evidências científicas dizem que o Sars-Cov2, da mesma forma que outros vírus respiratórios pode ser transmitido de modo contato, gotículas ou por aerossol.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que, o contato para adquirir a mpox deve ser prolongado, o que coloca profissionais específicos na área da saúde sob maior risco constante, podendo contaminar familiares e a disseminar mais ainda o vírus para outras pessoas.

Outra informação de suma importância feira pela organização, é que uma gestante, de forma vertical, pode infectar o feto através da placenta no momento ou após o parto.

Inverdades
O vírus não pode afetar qualquer pessoa, de qualquer gênero e orientação sexual, não levando em consideração as práticas dos atos sexuais.

Macacos transmitem a doença
A mpox é u a doença viral oriunda de animais, considerada zoonose. Portanto, não estamos dizendo de uma determinada espécie.

Todas as pessoas devem ser vacinadas
A recomendação é para grupos prioritários, idosos, crianças, vulneráveis, como os profissionais da saúde, pessoas que tiveram a confirmação ou suspeitas de terem contraído, além daqueles(as) múltiplos parceiros sexuais. A recomendação foi publicada no guia de 2022 a partir de consultoria do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos (Sage).

O diz a OMS
Enfatiza que a vacinação em massa não é necessária até o momento, e que o cuidado em caso de indícios, é procurar um posto de saúde, médico, ao persistirem os sintomas.

Outras notícias que se tem do vírus Mpox

• O vírus se espalha por vários países
• Os sintomas tendem a desaparecer espontaneamente
• Apresenta baixa letalidade
• Lesões podem se espalhar pelo corpo
• Vacina contra varíola comum protege contra a mpox

Segundo estudos observacionais feitos à época do surto de 2022.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios