OB e Universidade Federal de Lavras anunciam -parceria para estudos com aves domésticas
FOB montará criatório experimental dentro da UFLA e pede a criadores doação de casais de canários de cor


A Federação Ornitológica do Brasil (FOB) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) anunciaram uma parceria de cooperação para estudos ornitológicos com o objetivo de melhorar o manejo de aves criadas em ambiente doméstico.
O ineditismo da cooperação reside no fato de que a Universidade desenvolverá um criatório interno para que estudantes de graduação e pós-graduação ganhem experiência com o manejo das aves e desenvolvam diversas pesquisas voltadas para nutrição, reprodução e sanidade.
Por isso, as instituições pedem aos criadores de canários de cor sem fator a doação dessas aves para iniciarem o estudo. É preciso a formação de um plantel com, pelo menos, 80 aves para isso.
A entrega das gaiolas para as aves acontecerá no dia 18 de março e a montagem do criatório, no dia 19 do mesmo mês.
As áreas a serem desenvolvidas nesta primeira abordagem são de nutrição para a análise científica se agentes naturais estão produzindo os resultados esperados (como crê muita gente) na saúde, bem-estar e reprodução.
“Estes experimentos objetivam evidenciar influências de agentes (sobre os quais acredita-se terem efeito antibacteriano, antiviral e antifúgico). Isso vai nos permitir coletar dados e desenvolver uma bateria de pesquisas desenhada para comprovar se há ou não efeito benéfico ou se esses agentes são inócuos”, define o professor associado do Departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA, dr. Juliano Vogas Peixoto.


Segundo dr. Otávio Machado, diretor do departamento Veterinário da FOB, a escolha dos canários de cor sem fator se deve à simplificação de um universo que hoje é bem diversificado no país.
“A abordagem em aves desta espécie é para que possamos ter um controle eficiente e mais simplificado, para que as informações abranjam um universo maior dentro da ornitologia”, explicou.
Acompanhamento pela Comissão de Ética no Uso de Animais da UFLA
Vale dizer que a FOB e a UFLA estudarão as aves sem alterar a rotina das espécies, mimetizando um criadouro comercial. “O Canaril Experimental não produzirá nenhum tipo de sofrimento a essas aves e as pesquisas serão apreciadas pela Comissão de Ética no Uso de Animais da UFLA. Esperamos que seja uma parceria muito duradoura e possamos desenvolver outras pesquisas em outras áreas”, definiu Professor Juliano.
Contato para doação de aves
Dr. Otávio Machado – diretor do departamento Veterinário da FOB
Contato: (32) 9 8434 0993
e-mail: otavio.vete@gmail.com
Legenda para foto: Produção de gaiolas que será entregue em criatório experimental da UFLA