Geral

OB e Universidade Federal de Lavras anunciam -parceria para estudos com aves domésticas

FOB montará criatório experimental dentro da UFLA e pede a criadores doação de casais de canários de cor

Produção de gaiolas que será entregue em criatório experimental da UFLA

A Federação Ornitológica do Brasil (FOB) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) anunciaram uma parceria de cooperação para estudos ornitológicos com o objetivo de melhorar o manejo de aves criadas em ambiente doméstico.

O ineditismo da cooperação reside no fato de que a Universidade desenvolverá um criatório interno para que estudantes de graduação e pós-graduação ganhem experiência com o manejo das aves e desenvolvam diversas pesquisas voltadas para nutrição, reprodução e sanidade.

Por isso, as instituições pedem aos criadores de canários de cor sem fator a doação dessas aves para iniciarem o estudo. É preciso a formação de um plantel com, pelo menos, 80 aves para isso.

A entrega das gaiolas para as aves acontecerá no dia 18 de março e a montagem do criatório, no dia 19 do mesmo mês.

As áreas a serem desenvolvidas nesta primeira abordagem são de nutrição para a análise científica se agentes naturais estão produzindo os resultados esperados (como crê muita gente) na saúde, bem-estar e reprodução.

“Estes experimentos objetivam evidenciar influências de agentes (sobre os quais acredita-se terem efeito antibacteriano, antiviral e antifúgico). Isso vai nos permitir coletar dados e desenvolver uma bateria de pesquisas desenhada para comprovar se há ou não efeito benéfico ou se esses agentes são inócuos”, define o professor associado do Departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA, dr. Juliano Vogas Peixoto.

Publicidade

Segundo dr.  Otávio Machado, diretor do departamento Veterinário da FOB, a escolha dos canários de cor sem fator se deve à simplificação de um universo que hoje é bem diversificado no país.

“A abordagem em aves desta espécie é para que possamos ter um controle eficiente e mais simplificado, para que as informações abranjam um universo maior dentro da ornitologia”, explicou.

Acompanhamento pela Comissão de Ética no Uso de Animais da UFLA

Vale dizer que a FOB e a UFLA estudarão as aves sem alterar a rotina das espécies, mimetizando um criadouro comercial. “O Canaril Experimental não produzirá nenhum tipo de sofrimento a essas aves e as pesquisas serão apreciadas pela Comissão de Ética no Uso de Animais da UFLA. Esperamos que seja uma parceria muito duradoura e possamos desenvolver outras pesquisas em outras áreas”, definiu Professor Juliano.

Contato para doação de aves

Dr. Otávio Machado – diretor do departamento Veterinário da FOB

Contato:  (32) 9 8434 0993

e-mail: otavio.vete@gmail.com

Legenda para foto: Produção de gaiolas que será entregue em criatório experimental da UFLA

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios