Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas (OSJM) se manisfesta sobre a demissão em massa realizada pelo jornal Hoje em Dia
Além de retaliação aos jornalistas que não aceitaram a redução em seus salários, a demissão mostra a tentativa de intimação a toda uma categoria
A demissão em massa promovida pelo jornal Hoje em Dia, nessa terça-feira (10/3), não é somente uma grave retaliação aos jornalistas que recusaram a redução de seus salários. Expressa também uma tentativa de intimidação de toda a categoria, que não suporta mais a desvalorização profissional.
Como é sabido, o desemprego estrutural tem como função ampliar o exército de reserva e, consequentemente, achatar salários e promover gradativamente a retirada de direitos dos trabalhadores. Ao promover as demissões, o Hoje Dia intimida: ou aceitam nossos desmandos ou ficam desempregados.
Para fazer frente a essas arbitrariedades, a luta pela estabilidade é uma bandeira legítima dos trabalhadores da notícia. Em 1966, a ditadura militar suprimiu a estabilidade no emprego com o objetivo de garantir a manutenção e ampliação da lucratividade do capital no país.
Para nós, jornalistas, lutar pela estabilidade vai além da defesa das nossas condições materiais de vida, pois também está em jogo a nossa dignidade profissional. Trata-se da nossa capacidade de cumprir a missão de informar, formar, dizer a verdade e fazer do jornalismo um instrumento da crítica social.
Oposição Sindical – Por um sindicato de trabalhadores