AgriculturaAlimentaçãoLavrasMGNotícias

Projeto cria hortas comunitárias em casas de recuperação e auxilia na reabilitação dos internos

O programa inédito conta com o apoio das instituições

O projeto “Boas Hortas – Hortas Sustentáveis para muitos”, é a proposta inovadora do Governo Municipal de Lavras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está possibilitando na instalação de hortas comunitárias nas casas de recuperação cadastradas na cidade. Além da importância no incentivo ao trabalho das instituições, como a produção dos alimentos e consumo interno, os acolhidos pelas entidades são beneficiados através das atividades lúdicas que auxiliam no tratamento terapêutico, sobretudo pela reinserção social.

O programa lançado oficialmente no mês de fevereiro busca na capacitação geral dos internos, desde o manejo da terra à preparação dos alimentos para o consumo, além das práticas de comercialização da produção excedente, com retorno para os investimentos nas próprias entidades. O projeto já atende a Casa de Recuperação Betânia, a Fazenda Senhor Jesus, a Casa de Recuperação Desafio Jovem Masculina e a Casa de Recuperação Desafio Jovem Feminino, além de poder estender as demais entidades já cadastradas.

O projeto idealizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento conta ainda com as parcerias com entidades como: Universidade Federal de Lavras (UFLA), Emater, Sebrae-MG, Senar, Consane e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que auxilia com a prestação de assistência técnica e treinamento de mão de obra. O trabalho tem objetivo no planejamento e implantação das hortas, higienização e do manejo de mudas e propagação, colheita e cuidados no manuseio, gerenciamento de resíduos sólidos, compostagem, empreendedorismo, como também das dicas de culinária e no aproveitamento dos produtos.

Fonte
Prefeitura de Lavras

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios