Blogs e ColunasNotícias

RP – A Origem do Bem e do Mal Segundo o Mal do Bem e o Bem do Mal

Republicação da segunda parte

(A republicação das duas primeiras parte desta matéria, objetiva retomar-se o contexto do post original, após o período de férias do autor. Semana que vem, retomaremos as matérias inéditas normalmente)

Prezad@s leitor@s, lembro-lhes de que a primeira parte desta matéria,
https://www.agazetadelavras.com.br/a-origem-do-bem-e-do-mal-segundo-o-mal-do-bem-e-o-bem-do-mal/
foi encerrada da seguinte maneira:
 “Já, os seres vivos modernos, por enquanto, ainda podem ser encontrados vivos, hoje mesmo, dentro e fora dos museus. Todavia, fora, não sei até quando!! Platão já se foi e Gilmar, opus seis!!!!”

Continuando o assunto.
Nos bons museus de história natural, encontram-se fartas referências aos Coacervados e Trilobitas, e também, sequências evolutivas de fósseis de humanoides simiescos, do mais primitivo, até nós, nos dias de hoje.

A saber:  Sahelantropus tchadensis. Orrorin tugenensis. Ardipithecus ramidus. Ardipithecus kadabba. Australopithecus africanus. Homo habilis. Homo erectus. Homo ergaster. Homo neanderthalensis. Cro-Magnon. Homo sapiens, e finalmente: Homo sapiens sapiens.

Confesso que não sei quem é mais primitivo, se a civilização atual, ou, os humanoides simiescos do passado. Poluidores, destruidores e devastadores, tenho certeza de que, sei quem são os piores!!

E para ser mais contemporâneo, pergunto-me sempre, se a civilização atual deve aculturar os índios na Amazônia, ou, se os índios da Amazônia deveriam aculturar os tais “civilizados” das cidades??!! Quem pratica o mal? Quem pratica o bem? Quem é uma desgraça para o meio ambiente, seus biomas e toda a biodiversidade?

O termo “Homo sapiens” deriva-se do latim “homem sábio, homem que sabe“. Mas sabe o quê??!! Jogar plásticos nos oceanos??!! 

Creio que, neste momento, é importante relembrar-lhes, a minha opinião estritamente particular sobre o Creacionismo e sobre a Reencarnacionismo, que consta em matéria anterior. A saber:
 II-África, não os perdoe, porque eles sabem o que fazem… (Segunda parte)
https://www.agazetadelavras.com.br/ii-africa-nao-os-perdoe-porque-eles-sabem-o-que-fazem-segunda-parte/
Extrato da matéria:
“Contudo, para quem não vivencia e/ou nem se importa com estas dolorosas tragédias humanitárias, as explicações são até bem simples, e ótimas para “tirar o corpo fora” (Me inclua fora dessa, por favor…): 

 1-A culpa é do Adão e do pecado original. Quando Adão e Eva pecaram comendo o fruto proibido, lá no paraíso, automaticamente, entregaram o mundo nas mãos de Satanás. E agora, os africanos têm de aguentar, por herança, sua parcela de culpa, e as danosas consequências pós delito gênese adâmica.

Ou seja, tudo culpa do Adão, todavia, não aquele Adão dono da barbearia que frequento semanalmente em Lavras, mas sim, aquele histórico, da paradisíaca Eva. Uma aguda curiosidade:-Para os suíços, qual tem sido a parcela de sofrimento, como consequências do pecado original??!! (Extensivo aos finlandeses, dinamarqueses, suecos e noruegueses). 

 2-A África está submetida à maldição lançada por Noé, ao filho de Cam, Canaã. Tal maldição fez Canaã ficar negro por castigo, similar ao que acontecera com Caim. Portanto, os negros foram amaldiçoados, e não há jeito de mudar, nunca mais. 

Foi exatamente esta explicação que respaldou a promulgação da “Bula Romanus Pontifex”, em 1455, liberando a escravização e a exploração da África pelo Reino de Portugal, e proibindo que homens negros fossem ordenados clérigos. 

3-Eles estão resgatando os débitos de outras vidas, já vividasOu seja, estão pagando o que fizeram de errado em vidas anteriores, para poderem, assim, evoluírem espiritualmente, e se transformarem em espíritos de grande luz. Eles devem, inclusive, agradecer por estes sofrimentos dolorosíssimos e por seus cruéis algozes. Denomina-seLei de Causa e Efeito ou reencarnação.

 Usando-se os mesmos raciocínios anteriores, fico pensando: -Será que é por isso que existem Somália e Suíça??!! Assim, quem nasce na Somália, teria enormes débitos kármicos. E quem nasce na Suíça (também na Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega), por outro lado, teria enormes créditos kármicos. Bem, quanto aos créditos bancários em conta corrente, nem é preciso comentar-se a diferença. 

Contudo, para quem vivencia e/ou se importa com estas dolorosas tragédias humanitárias, e acha que é covardia “tirar o corpo fora“, ofereço, modestamente, a minha explicação pessoal: 

-A melhor maneira de enganar, dominar, explorar, parasitar, saquear e roubar o semelhante é criando, impondo e usufruindo-se, de explicações mitológicas filosóficas transcendentais alienantes. Ou seja, criam-se leis, dizendo-se que são de Deus. E quem vai discutir…??!! Cumpra-se!! Principalmente, quando elas beneficiam ao legislador”. 

E agora, voltemos ao âmago desta matéria. Para retornar-se ao assunto em pauta. Recordemos a famosa canção dos Beatles: “Lucy In The Sky With Diamonds”. Mas, por que esta música??!!

Porque, coincidentemente, era esta música que os arqueólogos estavam ouvindo, quando descobriram os fosseis de um Australopithecus afarensis, que batizaram com o nome de Lucy, em homenagem a música.

Ou seja, “Lucy” é um fossil de Australopithecus afarensis, definido como uma fêmea de aproximadamente 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974 no deserto da Etiópia, quando uma equipe de arqueólogos europeus fazia escavações concernentes.

Aparentemente, pelos vestígios, Lucy dividia seu tempo entre caminhadas e a escaladas em árvores, porque seus braços longos e pesados assemelhavam-se muito aos dos chimpanzés, contudo, a parte inferior do seu corpo tinha anatomia desenvolvida para andar de maneira ereta.

 Lucy sugere que sua espécie tenha assumido uma organização humana precursora da evolução dos hominídeos posteriores. Porque até então, os hominídeos que viviam na África mantinham uma dieta de floresta similar a de gorilas e chimpanzés.

Certamente, sua dieta foi ampliada naturalmente, por poder subir em árvores e também caminhar ereto no solo. Gramíneas, tais como, capins, gramas, relvas e possivelmente animais, foram acrescentados à sua dieta diária.

Esta alimentação regular e variada, provavelmente teria desencadeado fortuitamente, todas os condições de desenvolvimento do cérebro, uma vez que, as proteínas e minerais, são fundamentais para o desenvolvimento cerebral.

Embora Lucy, tenha sido por muito tempo, considerada a mãe da humanidade, hoje, é reconhecida apenas como uma prima famosa, uma vez que as pesquisas arqueológicas avançaram continuamente, amparadas pelos desenvolvimentos científico e tecnológico contemporâneos.

Haja vista a recentíssima descoberta reportada (30/06/22) em:
“Fósseis humanos da África alteram linha do tempo da humanidade”
https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,fosseis-humanos-da-africa-alteram-linha-do-tempo-da-humanidade,70004105666

Mas, por que os humanoides simiescos daqueles tempos, alteraram a dieta tão drasticamente, se, por milênios, eles sempre se alimentaram do mesmo jeito, com pequenas diferenças regionais?

Creio que (minha opinião) uma mudança climática catastrófica, teria impulsionado algum tipo especial destes hominídeos primitivos para as savanas, uma vez que, as florestas estavam em extinção. Viver era preciso…!!! E continua sendo!! Navegar, nem tanto….ou talvez…

E por falar em viver é preciso, para encerrar esta segunda parte da matéria, solicito a tod@s @s leitor@s que anotem esta agenda vivencial que criei:
(Vamos retornar a ela, oportunamente).

Alimentar-se é preciso;

Precisa-se de água;

Ter seu próprio espaço é preciso;

Precisa-se reproduzir a espécie;

Defender a vida das crias é preciso;

Precisa-se defender a própria vida;
———————————————————————
Fazer perguntas e buscar respostas é imperioso.
Se não se encontra respostas, inventa-se uma, ou, adota-se a primeira que aparecer. Se for mística ou mitológica, melhor…!!!

Exemplo de boas perguntas e busca das melhores respostas:
Qual a origem da vida? Qual o sentido da vida?
Quais as origens do bem e do mal?

Continuaremos na próxima semana. Não percam.
(Acessem as crônicas anteriores, clicando na franja “Blogs e Colunas“, acima do título da matéria atual. Em seguida, pode-se clicar na franja “Próxima página >“, no rodapé da página aberta, para continuar acessando-se mais crônicas anteriores).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios