
O piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (foto) foi anunciado nesta segunda-feira, dia 09 de março, como novo integrante e piloto de testes e reserva das equipes de bebidas energéticas e marca de roupas Red Bull e da AlphaTauri, respectivamente para a temporada de 2020 da Fórmula 1. Esta não é a primeira passagem do piloto minero de Belo Horizonte (MG) com a marca. Sérgio já tinha feito parte da equipe júnior entre os anos de 2015 e 2016.
O jovem piloto mineiro foi liberado do programa da Red Bull após terminar somente em 11º em sua segunda temporada na F3 Europeia. Sette Câmara já participou de três temporadas da Fórmula 2 e atualmente era piloto de testes de outra equipe da F-1, a Mclaren e no último domingo ele deixou a equipe inglesa. Apesar de não permanecer no grid esse ano pela F-2, ele já possui os 40 pontos necessários, no qual ele já obteve a superlicença e assim poderá participar das atividades dos fins de semana pela Fórmula 1 durante toda a temporada deste ano.
Sette Câmara vai dividir as funções com o piloto suíço Sebastien Buemi com passagem pela F-1 e atualmente ocupa a vaga de titular da equipe Nissan e.Dams pela Fórmula E (categoria de carros eletricos). “Estou muito feliz de voltar à família Red Bull como o piloto de testes e reserva oficial para a temporada de 2020 da Fórmula 1 ao lado de Sebastien”, disse o brasileiro. “Tenho assistido à F-1 desde que tinha 5 anos de idade e estou muito feliz de receber essa oportunidade de trabalhar com a Aston Martin Red Bull Racing e a Scuderia AlphaTauri”.
No começo do ano entre os meses de janeiro e fevereiro, Sette Câmara também já fez testes em outras categorias como a equipe Carlin na Fórmula Indy e com a Dragon na F-E, juntando-se à última como piloto de testes e reserva. O brasileiro, que ainda deve fechar seu programa com a Red Bull para 2020, estará presente no Grande Prêmio da Austrália nesse final de semana.
Sérgio Sette Câmara poderá ser o próximo piloto brasileiro no grid da Fórmula 1, desde o ano de 2017 quando Felipe Massa correu pela Williams em Abu Dhabi o país não tem um representante na categoria principal do automobilismo. Outra curiosidade do piloto brasileiro natural da capital Belo Horizonte (MG) que envolve até outro esporte – no caso do futebol, é com relação ao seu nome, já que ele é filho do atual presidente do Clube Atlético MIneiro, Sérgio Sette Câmara.