A histórica cidade mineira de Tiradentes é marcada por memórias, tradições, patrimônios e belezas naturais, que encantam e que a tornam uma referência para a cultura e para o turismo brasileiro. O dia de hoje, 19 de janeiro é um marco, pois comemoram-se os 304 anos da emancipação política da localidade. “Neste 19 de janeiro, desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajude a preparar as crianças e jovens, neste processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro!”, manifesta Rogério de Almeida, Secretário Municipal de Governo.
Na ocasião, ocorrerá a assinatura do termo de intenção de trabalho com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O intuito é promover projetos formativos, artísticos e culturais, tendo como foco a formação e a capacitação profissional de diferentes agentes
culturais do município de Tiradentes. A parceria irá contribuir para a profissionalização da cadeia produtiva, a movimentação da economia criativa, geração de emprego e renda, além do fortalecimento dos setores do turismo e da cultura da região. Confira as ações comemorativas do evento, que contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.


Programação
Tendo o Largo do Sol como palco da Solenidade Cívica de 304 anos, nesta quarta-feira (19), a programação inclui: às 9h30, haverá a recepção das autoridades. Em seguida, às 10h, acontecerá a abertura oficial com o mestre de cerimônia; hasteamento das Bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro; pronunciamento do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Nilzio Barbosa; execução do Hino Oficial da cidade de Tiradentes, com letra de Paulo Terra e música do Maestro Adhemar Campos.
Nos caminhos da história
A origem da cidade de Tiradentes remonta ao ano de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial, posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, atual São João delRei. Em 1718, o arraial foi elevado à Vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro Rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade. Durante todo o Século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais. O conjunto arquitetônico da cidade de Tiradentes foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conservado quase intacto.


José – Foto: Thais Andressa – Stage Comunicação / Divulgação.
Outras informações:
Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Christian Silveira Bastos – Secretário de Turismo
turismo@tiradentes.mg.gov.br
(32) 3355-2759
(32) 9 9920-1980
Assessoria de Comunicação
Filipe Ávila
(32) 9 9920-9428
imprensa@tiradentes.mg.gov.br